Cenário: Cinco amigos em uma festa, 4 deles querem ficar um pouco mais e o outro (dono do carro) quer ir embora. Prevaleceu a vontade do dono do carro, que depois fez o seguinte comentário: "Eu sei que vocês queriam ficar na festa, mas eu tenho que amar a mim mesmo em primeiro lugar".
Não quero polemizar e nem julgar a atitude de ninguém, mas será que o "Ame o próximo como a ti mesmo" de Jesus (Mt 22:39) realmente significa que devemos nos amar antes de amar o próximo? Ouço sempre esse tipo de argumentação: Se você não se amar primeiro não vai conseguir amar o próximo, tem que se amar em primeiro lugar, primeiro você depois os outros etc etc...
"Ame o próximo como a ti mesmo" não é a mesma coisa que "Ame o próximo depois de ti mesmo", como muitas vezes interpretamos para tentar justificar nossas atitudes egoístas.
Amar o próximo antes de nós mesmos é o que entendo ser a mais perfeita e genuína negação do EU. Olhar a vontade do outro antes da nossa é difícil demais, possível mesmo somente se Jesus estiver vivendo em nós. Amar o próximo antes de si mesmo não foi exatamente o que Ele fez naquela cruz?
