Usando o tempo com sabedoria
Texto-base: João 17:1-4
"Pai, eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer"
1) Determine prioridades
"Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas" C. S. Lewis
Mateus 6:33: " Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e tudo mais lhe será acrescentado"
DEUS em primeiro lugar (momento a sós, oração, leitura da bíblia)
EU MESMO ("Ame a seu próximo como a si mesmo", Mt 22:39)
OS OUTROS (família, amigos, irmãos em Cristo, colegas de trabalho, escola, clube etc)
2) Faça distinção entre o que é IMPORTANTE e o que é URGENTE.
2) Faça distinção entre o que é IMPORTANTE e o que é URGENTE.
3) Aprenda a dizer NÃO. Nós não somos tão imprescindíveis quanto pensamos ser...
4) Ao invés de dizer que "não temos tempo", é melhor dizer: "não considero esta atividade tão importante quanto esta outra que quero ou preciso fazer"
5) A questão não é falta de tempo, mas sim as ESCOLHAS que fazemos.
6) Mudanças na área de organização do tempo são difíceis, pois temos muitos hábitos adquiridos. Comece com pequenas mudanças, por exemplo reduzindo o tempo que fica na Internet ou em frente a TV.
7) Faça um planejamento semanal do seu tempo (por exemplo, tire o domingo antes de dormir para isso). Uma agenda com visão da semana pode ajudar.
8) Mais importante que esquemas, métodos e sistematizações é ESTAR EM SINTONIA COM A VONTADE DE DEUS. É bom ter um planejamento, mas acima de tudo temos que estar prontos para ser flexíveis e mudar os planos quando necessário.

Essa frase de Lewis é pura verdade, ela é baseada em princípio bíblico.
ResponderExcluirO tempo é sempre relativo.Entao devemos priorizar a INTIMIDADE com Deus e busca-lo com todo o coraçao e entendimento.
Como diz Paulo no capitulo 5 de Gálatas: recebemos o Espirito Santo porque fazemos o que a lei manda ou porque nos abrimos para receber o evangelho e cremos?
O que eu percebi através desse estudo foi isso: o segredo nao está em simplesmente se preocupar em fazer obras, porque desse modo já não estamos agindo através da vontade de Deus e sim pelo nosso própio esforço.
E repito o que tinha dito antes:
o segredo da verdadeira intimidade com Deus, é simplismente particular.Por isso viver em INTIMIDADE nao está somente em assistir os cultos, fazer cursos biblicos, frequentar celulas mas sim em momentos de meditacao indivudual, no qual o buscamos de todo coraçao e entendimento.É quando reservarmos nosso tempo a Ele que nos preenchemos e crescemos na fé.
Valeu, Abraço!!
To be contined...
Mateus 6:33: " Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e tudo mais lhe será acrescentado"
ResponderExcluirCreio que essa frase resume todos os comentários.
Resumir somente nessa passagem torna o discursso polemico lukinha.É simples, vc precisa apenas ler..
ResponderExcluirMT 6:33 está escrito: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas ESTAS coisas vos serão acrescentadas."
se voce for ler o contexto antes, verá que quando o autor escreve ESTAS ele se refere as necessidades do homem: Que Comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Então nao ache que vc vai buscar a Deus e as coisas vao começar a cair do céu, muito pelo contrário! Se vc permitir, Deus vai modificar a sua mente e o seu caráter através de provaçoes e momentos muitos dificeis na sua vida.E esteja preparado e firme na fé pq se for com a nossa própia força já perdemos a guerra antes do treinamento.
abraço!
Este último comentário me fez lembrar uma leitura enganosa que muitos fazem do Salmo 23:1: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará". Muitos colocam as suas bíblias abertas neste salmo "enfeitando" a sala, achando que não lhes faltará comida, riquezas, saúde etc.
ResponderExcluirO Senhor é o meu pastor e nada me faltará significa que não preciso de mais nada, Ele me é suficiente, mesmo que me falte o restante. O Senhor é meu pastor e NADA me faltará, inclusive oportunidades de crescimento, provações, momentos difíceis. Mas se eu permito que Ele realmente seja o meu pastor, então Ele cuida, protege, me livra do abismo, sara as minhas feridas, me alimenta e mata a minha sede.
Concordo com vocês...
ResponderExcluirÊxodo 17: 08-13 (A Bíblia na Linguagem de Hoje)
ResponderExcluirOs amalequitas vieram e atacaram os israelitas em Refidim. Então Moisés deu a Josué a seguinte ordem:
- Escolha alguns homens e amanhã cedo vá com eles lutar por nós contra os amalequitas. Eu ficarei no alto do monte com a vara de Deus na mão.
Josué fez o que Moisés havia ordenado e foi combater os amalequitas. Enquanto isso, Moisés, Arão e Hur subiram até o alto do monte. Quando Moisés ficava com os braços levantados, os israelitas venciam. Porém, quando ele abaixava os braços, eram os amalequitas que venciam. Quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur pegaram uma pedra e a puseram perto dele para que Moisés se sentasse. E os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés. Desse modo os seus braços ficaram levantados até o pôr-do-sol. E assim Josué derrotou completamente os amalequitas.
O que gostaria de enfatizar nessa passagem é se você ver um líder com dificuldades para levantar a vara vá ate ele e ajude-o, não espere seu exército(célula ou igreja) cair nem fique reclamando vá ajudar o mais rápido possível.
UNIÃO GALERA!!!!