Reflexões Cristãs

crer é também pensar...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Liderança

Tenho ouvido recentemente algumas frases do tipo: "Vou me encontrar com os meus liderados", "Alô, quem fala aqui é o João, seu líder", "Gosto de ser líder porque as pessoas têm que acatar as minhas decisões", "Estou sem tempo porque os meus liderados consomem muito de mim", "Fulano? Ah sim sei quem é, já fui líder dele!", e por aí vai... Quando leio Mateus 15:14-15, percebo um modelo completamente diferente de liderança. Um senhor dá somente ordens aos seus escravos, mas Jesus, como o senhor amoroso, realmente partilhava seu coração com seus amigos explicando seus planos e propósitos e dando a seus seguidores discernimento de seu pensamento. "Já não os chamo servos, mas amigos".
Fica aí a dica para todos aqueles que estão em posição de liderança.
"A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, 'Vá!' - um líder diz, 'Vamos!'" (E. M. Kelly)
"Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha." (Provérbio Árabe)
"Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando." (George Van Valkenburg)

Um comentário:

  1. Achei bacana demais isto aqui que o Ed René Kivitz falou:

    LIDERANÇA NÃO É PARA QUALQUER UM

    Ninguém será capaz de exercer satisfatoriamente a função de liderança, sem o desenvolvimento de pelo menos três capacidades.

    A capacidade de conviver com a solidão. Líderes são líderes porque enxergam, percebem, sentem, sabem, estão dispostos a sacrifícios, possuem paixão diferenciados em relação aos liderados. Um líder na média dos seus liderados é um liderado que está no lugar errado, a saber, ocupando a posição de líder. Águias não voam em bandos.

    A capacidade de tomar decisões impopulares. John Kennedy disse que o segredo do fracasso é “tentar agradar todo mundo”. O líder deve sempre tentar construir consenso, mas deve ter coragem para tomar decisões e assumir responsabilidades. Caso contrário, será um “facilitador de discussões”, e não um líder de fato.

    A capacidade de conviver com críticas. Como se diz no popular, “nem Jesus Cristo agradou todo mundo”. Nesse caso, uma vez que o líder se posiciona, assumindo sua responsabilidade de levar todo mundo rumo ao bem comum, certamente contrariará interesses particulares, e conseqüentemente será alvo de palavras duras e imerecidas. Sempre.

    Eis as razões porque o exercício da liderança não é para qualquer um.

    p.s.: esse é o líder que eu quero ser e a quem eu seguiria.

    ResponderExcluir